terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro

OK! 7 de Setembro de 2010..........São exatamente 188 anos de independência do Brasil, então: FELIZ 7 DE SETEMBRO A TODOS! Sem muita palhaçada agora:P Me fui incubida de digitar um post sobre a independência brasileira, pelo meu amado companheiro Léo, então vamos a ele! Mal sabe ele, que sou descendente de Português :P o que torna a coisa muito prazerosa a mim, não pelos fatos históricos, mesmo porque sou Brasileira antes de mais nada, mas pelo fato de adorar falar e discutir sobre história.


Brasil, meados de Mil oitocentos e bolinhas, vivia- se grande pressão politica, entre os paises que asseguraram a vinda da familia real, para o Brasil, que neste momento, passa de ser apenas uma colônia e passa a operar como uma metropole. Após longos anos sem a presença da familia real em Portugal, logo as tropas de Napoleão Bonaparte são vencidas e a família Real é pressionada pelo triunfo da revolução constitucionalista há retornar ao seu pais de origem, passando assim a "coroa" para o sussessor de D. João VI, D. PEDRO I.

A questão que se passa após este fato, é que se forma dois grupos distintos, os liberais, que são a favor de mudanças mais profundas e democráticas no pais; e os conservadores, que defendem a independência, a unidade territorial e a escravidão. Neste turbilhão de fatos, o Brasil começa 1821 com uma situação indefinida, as ao final deste ano, os acontecimentos não param, logo chega a corte brasileira, decretos para que o principe vigente retorne para Portugal, e que o Brasil retorne a obedecer a provincia de Lisboa, o pais passa a vivenciar um conflito inerno dos que são a favor da independência e pressiona o governo para que isso se realize, e os que são contra. Em agosto de 1822 D.Pedro I vai a provincia de São Paulo, para apaziguar os rebeldes contra José Bonifacio. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de carater liberal. Assim, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira, o que torna a independência brasileira uma uma obra da aristocracia rural, especialmente do sudeste.
"Em 7 de setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do rio Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse paraPortugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Este post me fez pensar que grandes movimentos históricos, são movidos por interesses, não importa o tipo de interesse, mas é movido por eles, então a mensagem que quero passar com este post, é que devemos batalhar arduamente pelo que queremos, somos interessados atualmente a estudar e nos tornar Médicos, então o que nos falta é perserverança, é um olhar ao horizonte, não apenas a curto prazo, onde sentiremos falta de TUDO aqui no Brasil, mas a longo prazo, nos formando como Médicos, trabalahndo nesta linda profissão e realizando nossos sonhos, NOSSOS INTERESSES!!!!

Este é minha pequena homenagem a este dia tão importante da história brasileira.

2 comentários:

Léo Amaral disse...

demais! a conclusão foi show!

Larissa ADO disse...

Concordo! Kell, "vos escribís muy bien también". PARABÉNS!!

E...viva a nossa PÁTRIA!! Sentiremos saudades mesmo, FATO!

Besos